quarta-feira, 23 de março de 2011

Como foi a 150ª Vitória de Joachim Doeding no Supertria 113k!




A minha participação no SuperTria 113k (Half Ironman) em Piriápolis/Uruguai era para ser um evento muito especial e o meu objetivo era ambicioso: vencer pela 150ª vez uma prova na minha categoria de idade.

No domingo 20 de março, primeiro dia de outono, as condições eram perfeitas: céu limpo, temperatura da água de ca. 20°C e uso de roupa de borracha permitido, 22°C de temperatura do ar e 54% de umidade relativa do ar. Pontualmente às 08h30min foi dada a largada. Duas bóias situadas no limite da baía de Piriápolis, em águas já mais turbulentas, foram contornadas antes do retorno à praia. Em 15° geral iniciei a etapa de ciclismo de duas voltas. O trajeto bonito mas repleto de curtas subidas e descidas ficou mais difícil ainda na segunda volta, quando o vento começou a soprar em rajadas fortes. No final, muita força e empenho resultaram somente em decepcionantes 36,5 km/h de média. Mas este também foi o terceiro melhor tempo de ciclismo e ao entrar na segunda transição fiquei feliz em contar somente três outras bicicletas: muito satisfeito, comecei a corrida em quarto lugar geral. Longos seis minutos me separavam do até ali do primeiro colocado, o Uruguaio Guillermo Nantes, e um pouco menos do segundo colocado, o Argentino Ignácio Julio Juan. Mas, beirando a costa, ainda tinha bastante chão pela frente e a prova só termina na linha de chegada. E o resultado do investimento em longos e intensos treinos começa ficar aparente quando a prova entra no seu momento mais crítico, a corrida. Nesta fase, já gastamos boa parte da energia acumulada e cabe administrar com cuidado a relação entre velocidade e o crescente cansaço. Apesar da tentação de não perder tempo com nada, deixar de se hidratar e alimentar nesta fase pode ser crítico. Já com os meus Saucony Fastwitch 4 nos pés, comecei a correr imediatamente na minha "velocidade de cruzeiro" e após 1 km já estava em terceiro lugar. No km 13 passei para a segunda colocação e, cansado mas cada vez mais motivado com a minha "presa" no radar, no km 19 alcancei Guillermo, emparelhei, finalmente o passei e assumi a ponta. Após fazer a melhor meia-maratona do dia cruzei a linha de chegada em 4:29:30 hrs., superando de longe meu objetivo inicialmente estabelecido.
 
Obrigado a todos na Saucony!
At Saucony,
We Run!

Nenhum comentário: