terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Você sabe o que é movimento natural dos pés?

Há muitos anos treinadores e profissionais de saúde, asseguravam que a técnica mais correta de pisar no solo durante a corrida era com o toque inicial do calcanhar (retropé). 

Com base nesta teoria, a indústria de calçados esportivos, acompanhou essa idéia por muito tempo nas suas linhas de produção, mas com o passar dos anos e com o avanço de tecnologias e estudos de biomecânica, essa idéia já não se torna mais um fator determinante para a pratica da corrida. Segundo especialistas,  grande parte das lesões de joelho, tornozelo e quadril, associadas à corrida, se devem ao alto impacto gerado que o pé recebe quando o calcanhar é o primeiro a tocar no solo.

Atualmente, o assunto da moda no mundo da corrida é sobre “o movimento natural dos pés”, uma técnica que tornou destaque através do estilo da corrida descalça, a qual se baseia no modo natural dos pés tocarem o solo, o qual o primeiro contato é feito com a parte dianteira dos pés (antepé) ou a parte média do pé (mediopé) e em seguida a saída da pisada com a ponta dos dedos.

A vantagem dessa recente técnica de pisada, se resume em pontos interessantes, como a redução de impacto (menor incidência de lesões) e a elevação do rendimento do atleta na corrida, tendo em vista que essa técnica visa utilizar a força propulsora da panturrilha.

Com o toque inicial do antepé ou mediopé, o corpo do atleta fica em um ângulo com maior projeção, ao contrario do toque inicial do calcanhar (retropé), onde o ângulo do corpo fica em uma posição posterior, ocorrendo assim um movimento de frenagem, o qual ocasiona um desperdício de energia na passada e que reflete um aumento no tempo final de uma corrida.

Através destas análises, as indústrias de calçados, passam a seguir uma nova tendência na produção de tênis de corrida que visam atender a essa nova técnica, os chamados “tênis minimalistas”, onde a proposta é simular o movimento natural dos pés realizado na corrida descalça.

Os tênis minimalistas são produzidos sem muitas tecnologias e estruturas, isto para fiquem mais leves e flexíveis, permitindo assim que os pés se movimentem da forma mais natural possível. Desta forma e graças à maravilha tecnológica que são os nossos pés, a tendência de supinar ou pronar, corrige-se naturalmente com o uso do tênis minimalista, ou seja, ao usar esse tipo de tênis, o corredor faz uma adaptação do seu estilo de pisada, onde esta é realizada pelo movimento natural dos pés.

Os tênis minimalistas podem e devem ser incorporados na rotina de treinos, pois estes melhoram a tonificação muscular e a amplitude de movimentos dos seus pés, ou seja, uma passada mais econômica, eficiente e segura.

Mas lembre-se, para usar um tênis minimalista, é necessário que o corredor já tenha algum tempo de prática no esporte e que já tenha realizado experiências com diferentes tipos de tênis de corrida. Não é aconselhável, um corredor iniciante usar o tênis minimalista, pois este pode gerar desconfortos e até possíveis lesões.

A Saucony lançou em vários países do mundo o modelo Kinvara, o qual esta sendo sucesso absoluto nessa nova tendência.

Aqui no Brasil o modelo esta sendo sucesso de vendas e já conquistou 2 importantes prêmios pelas revistas especializadas Runner’s World e Contra Relógio.

At Saucony
We Run!
http://www.saucony.com.br/
 

Nenhum comentário: