quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A experiencia do Ironman Brasil relatada pelo triatleta Daniel Martins!


Este texto é relatado pelo Triatleta Daniel Martins, que mostra um pouco da magia do IM Brasil vivenciada por todos os atletas que já participaram desse maravilhoso espetáculo. 

“Acho que todo triatleta tem essa dúvida, mesmo aqueles mais experientes: Como explicar o Ironman?? Outro dia li um texto de outro triatleta à respeito, e resolvi traduzir em palavras o que se passa na cabeça de um atleta nesse período que vai desde o início do treinamento até o dia prova. E tentar explicar no meu ponto de vista, porque o IM não é apenas uma competição de triathlon.

Um sonho, uma realização para alguns, mas para todos, um desafio. O IM não começa com a buzina de largada e sim, alguns meses antes, quando você coloca na sua cabeça a “loucura” de se preparar para essa competição. No começo as dúvidas: O que treinar? Em que horário? Quanto do meu tempo posso gastar? Para os estreantes sobram perguntas, para os mais experientes, muitas respostas!

Mas afinal, o que devo fazer?? Minha sugestão: comece!!!! O primeiro passo é o mais importante para traçar o seu caminho. As respostas às dúvidas virão nos treinamentos, talvez nas primeiras semanas. Algumas apenas na prova, outra depois de algumas provas, e tem aquelas que você nunca irá saber!

Nos primeiros treinos longos apenas um alto-conhecimento. Na seqüência o treinamento vai lhe dando as respostas: fome descomunal, sono eterno, cansaço, condicionamento de um verdadeiro homem de ferro e algumas dores. Mas tudo progride na sua cabeça de tal forma que a sua confiança não para de aumentar.

O dia da prova vai chegando e você está cada vez mais forte, 2 horas de corrida e 4 horas de bike parece brincadeira. O IM parece que vai ser fácil este ano! A pressão também não para de crescer, afinal você está dedicando boa parte do seu tempo treinando, para resolver tudo entre 10 e 17 horas.

Uma coisa é certa, só você sabe por que vale a pena ficar 5,6,7 horas em cima da bike pedalando e 2,3,4 horas correndo. Alguns vão dizer: “Esse é louco!!!”. Poucos: “Estou torcendo por você!!!”, e outros: “Você não cansa não???”. Mas realmente só você sabe! Ou melhor, sente! Sente o poder do alto conhecimento, sente a mente dominar o corpo, sente a energia que vem dos alimentos, sente o prejuízo de uma noite mal dormida, sente a solidão e o silêncio dos treinos.

E depois de algumas semanas nesses dilemas, chegou a hora! A hora de preparar as coisas para viagem. Bike na revisão, malas prontas, último check-in no material para a prova e, fui!!!

Chegando em Floripa você já sente a energia. Mesmo sem conhecer ninguém, parece que já conhece à todos. A cada dia que passa, o clima esquenta. A verdade para todos parece ser a mesma ali, ninguém tem a razão, mas todos obedecem as mesmas ordens e sentem as mesmas coisas.

O jantar de massas é o dia de sentir as primeiras emoções da prova, o auge do encontro antes do dia D. É uma mistura de união e festa, e estamos todos no mesmo barco. O jantar parece que nunca acaba, e a sua fome também!,

Eis que chega o grande dia, é o domingo do Ironman Brasil!!! Você acorda (isso se você conseguir dormir) às 3:30 horas da manhã completamente adrenalizado, toma um café da manhã que nunca achou que fosse capaz e umas 5:30 hs, já está na fila para entrar na transição junto com outros 1.400 malucos!! E alguns minutos depois já estamos à beira d’água, em plena escuridão das 6:00 horas. Nesse momento você começa a perceber por que sempre quer voltar para Jurerê em maio.

Você olha para o lado e estão todos inquietos. Sem saber onde gastar energia acumulada de alguns dias de descanso e principalmente, a emoção que está no nível mais alto. Então eu penso: “estão todos sentindo o mesmo que eu”. É incrível, mas não seria possível mensurar a energia que aquelas pessoas, estavam passando naquele momento, só estando ali pra ver.

A largada acontece e todos saem correndo, não competindo, mas correndo para extrapolar as energias e os sentimentos..é o Ironman começando!! A partir daí, todos nós já sabemos, são 3,8km de natação, 180km de pedal e 42,2km de corrida. Percorremos a “Ilha da Magia” praticamente inteira....muito esforço, muita “guerra psicológica”, muito sofrimento, mas no fim a maior parte sai realizada. Não por saber que é capaz de completar e ser um Ironman, pois isso você já sabia desde os treinamentos. Mas sim por receber a energia e conhecer muitas pessoas com seu espírito de vida, o espírito Ironman”.

"Eu recomendo".

Para competições de longa distancia, a Saucony indica os modelos Fastwitch e Kinvara, os quais são os modelos mais utilizados por muitos triatletas no mundo inteiro.


At Saucony, we run!






Nenhum comentário: