terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Descubra o seu tipo de pisada e pratique a corrida de uma forma saudável.

A escolha do tênis de corrida vai muito além de preço e beleza. Não basta colocar qualquer calçado no pé e sair correndo por aí. Para praticar a corrida de forma saudável, um dos pontos mais importantes é a escolha do tênis que melhor atende às necessidades de quem vai se exercitar e principalmente que ofereça conforto.



O formato do pé e a posição da pisada também são dois fatores importantes na escolha do calçado.

Muita gente, muito atleta novo e até mesmo alguns atletas com bastante estrada rodada, ao comprarem ou procurarem um par de tênis, não sabem exatamente qual tipo de pisada que possuem. Esta informação, pode ser decisiva na sua performance e na proteção contra lesões.


É interessante salientar, que o tipo de pisada é determinado pelas características anatômicas de cada pessoa, tipos de pés, joelhos, além dos ângulos existentes entre quadril e entre outros fatores.


Estas características anatômicas somadas a flexibilidade e ao equilíbrio muscular específico, fazem com que cada ser humano apresente um tipo de pisada.


Em geral os atletas se confundem e acham que pisam para fora (supinação), pois observam o desgaste do solado no calcanhar no lado de fora. Mas pela descrição das pisadas, todos os tipos de pisada (inclusive a pronação) iniciam a pisada apoiando o calcanhar do lado de fora, pois esta é a primeira área de contato com o solo quando praticamos a corrida, é o que chamamos de “fase de ataque”. O quanto o pé rola para dentro no final da pisada é o que deve ser observado para indicar o tipo de pisada.


Portanto é extremamente importante que se realize um teste de pisada,  antes de iniciar a esse fantástico esporte que é a corrida. O teste pode ser feito em lojas especializadas de corrida, que oferecem mais esse tipo de serviço.


Deixamos aqui uma dica para que você possa descobrir o seu tipo de pisada em casa, mas lembramos que para um diagnóstico muito mais preciso, é aconselhável que se procure um profissional da área com equipamentos apropriados.


1- Coloque uma bandeja com água no chão.



2- Coloque ao lado, a uma distância razoável, uma folha de jornal.



3- Molhe seu pé direito, pise no chão com o esquerdo e com o direito pise no jornal começando com o calcanhar e terminando com a ponta dos dedos.



4- O desenho que ficar no jornal corresponde ao seu formato do pé e consequentemente o seu tipo de pisada. (ver figura abaixo).





At Saucony, we run!

5 comentários:

Anônimo disse...

istMuito legal essa matéria, parabens para voces da Saucony, é interessante saber sobre como praticar um esporte com saude.

Comprei meu primeiro Saucony e até agora só tenho elogios a comentar


um abraço

Daniel

Saucony Brasil disse...

Muito obrigado Daniel!
Ficamos muito felizes em poder ajudar.

Anônimo disse...

Eu tenho uma duvida: minha pisada e supinada e meu marido trouxe do USA um Saucony Progride guide 4, que pelo que entendi e para pisada pronada Posso usa- lo?

Unknown disse...

Que modelo de tennis Saucony eu devo comprar para um tipo de pisada supinada ?

Saulo disse...

Minha pisada é supinada, quase severa.

São os tênis mais caros do mercado por representar uma porcentagem pequena da população.

Quanto maior a demanda, menor a oferta.

Demanda menor, oferta maior.

Princípios básicos do Marketing.

Meu bolso meio que sofre com isso.

Mas confio na SAUCONY.