terça-feira, 3 de abril de 2012

Joachim Doeding: Mais uma vitória para o currículo no GP Extreme Damha e uma reflexão!



Arquivo: Joachim Doeding


Mais um título na carreira do Triatleta Saucony, Joachim Doeding. Joaquim venceu em sua categoria o GP Extreme Damha realizado no último domingo. Tão grnade quanto sua vitória é a reflexão dele no triathlon!

"Para quem vê o atleta competindo e talvez até ganhar uma prova, impressiona:
afinal, não deve ser fácil competir contra tantos outros atletas, todos eles bem treinados, competitivos e ansiosos para dar o melhor de si, obter o melhor tempo possível e deixar o máximo de outros competidores para trás. O atleta ativa as suas últimas energias, cruza a linha de chegada, vibra e o público, jubilante, delira com a proeza alcançada: que desempenho, que força e que garra. Poucos, porém, sabem que aquilo que acabaram de presenciar, é somente a ponta do iceberg. O dia da competição e tudo que se passará nele é somente o resultado daquilo que, resumidamente, pode ser denominado de preparo para a prova. E cada atleta se prepara de forma diferente, mas uma coisa é certa: o investimento, ou seja, aquela parte do iceberg submersa que poucos veem, é muito grande e, para a grande maioria dos atletas, de uma desproporcionalidade gritante em relação aos resultados obtidos. Porque aquela pontinha do iceberg, que os outros veem, geralmente é um resultado pífio, pois ganhar não é para todos. Mas pode vir a ser.
Vinte anos atrás eu não ganhava provas. E há dezenove e dezoito também não.

Mas com o passar dos anos fui aprendendo e segredo do ofício e comecei a levar o termo "resistência" a sério. Uma das suas definições no Aurélio é "...capacidade de um organismo sobreviver a e recuperar-se de desgaste, doença, cansaço, etc...". Fácil, pensa o triathleta, treina volume e intensidade e, orgulhoso, divulga tempos, distâncias e médias aos quatro ventos no Facebook e parte para a próxima aventura triathlética, se julgando plenamente preparado e digno de uma honrosa posição no pódio. E é verdade, para isto ele se preparou de forma exemplar. Mas, como já falei acima, poucos ganham. E se o nosso herói não obtiver o resultado esperado? Será que ele se preparou para isso também? Não, né, ninguém treina e se prepara para perder. Ou será que treina?

Recentemente encontrei na piscina da academia um rapaz que nadava muito bem, bem melhor que a média dos nadadores que treinam comigo. Invejoso, eu olhava ele deslizando pela água, fazendo parte dela como o "O" do H2O. Tentar acompanhar, então, seu ritmo era coisa para outra vida. Mas até o "Peixe" a certa altura precisa parar na borda, onde eu o observava. E eis que veio a pérola, quando ele, autoconfiante, me confidenciou que também já havia tentado a sorte no triathlon. Falando no passado, porém, já desconfiei que algo dera errado. E deu: além da natação, em que ele já era mestre, ele treinou durante algumas semanas intensivamente ciclismo e corrida e, confiante, partiu para participar de e ganhar o seu primeiro triathlon. Mas, é claro, não ganhou, desanimou porque não consegui cumprir de imediato suas expectativas e desistiu da sua "carreira" de triathleta.

A resistência, para a qual nos preparamos, não deve ser somente física, mas principalmente mental. Temos que estar preparados para passar longas horas nadando, pedalando e correndo. Temos que estar preparados para derrotas em série. Temos que estar preparados para não desistir e, exatamente como diz o Aurélio, a "sobreviver a e recuperar-se de desgaste, ... cansaço, etc.". Se ganho provas hoje é por ter aprendido a não desistir e por contar com a ajuda de inúmeros atletas da minha geração que nunca souberam identificar e dar o devido valor à resistência, o verdadeiro espírito do triathlon, e deixaram o triathlon há tempo. Sou meramente um sobrevivente...
No GP Extreme de Triathlon, disputado no último domingo 01/04/2012 em São Carlos nas distâncias 1.000 de natação, 100 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida fui o 12º colocado na classificação geral com o tempo de 4 horas e 4:49 minutos. Na minha categoria de idade ganhei por uma margem superior a 1 hora e 15 minutos. Parece fácil, né?"
At Saucony, we run!
Arquivo: Joachim Doeding

3 comentários:

Anônimo disse...

Nao te conheço pessoalmente,mas te admiro por suas açoes e palavras,sou pai de um triatleta e sei muito bem o que vc disse.Parabens e continui assim>Abraço Edmilson Amorelli

Ulisses Franceschi Eliano disse...

Joachim é o mestre!

Pedro Fernandes disse...

Tive a honra, de como ele disse ficar babando no seu pescoço, rsrsrs durante a prova...acompanho e admiro sua trajetória e pelo pouco tempo que estou no meio do triatlhon para mim essa resistência é a maior virtude e é o que eu torço ter para seguir essa vida por muito mais tempo, isso para não dizer para sempre. Parabéns Joachim por mais uma conquista, essa eu não consegui te acompanhar na corrida, mas a próxima vou tentar...abs !!!